Crie um bom roteiro para aplicar a avaliação de competências em entrevistas

Entenda como criar um bom roteiro de perguntas para avaliação de competências
Fonte: www.shutterstock.com

Avaliar se o candidato tem as habilidades e perfil necessários para uma vaga é um dos passos mais importantes em um processo seletivo. E entre as melhores ferramentas para realizar contratações assertivas na sua empresa, está a avaliação e seleção por competências

Quer entender tudo sobre esse assunto e descobrir como elaborar um roteiro de perguntas que te ajude a identificar se o profissional está apto para ocupar um cargo na sua empresa? Continue a leitura!

O que é avaliação de competências?

Consiste em uma análise de indícios que comprovam a qualificação técnica e comportamental de um candidato para uma vaga.

O objetivo é entender melhor o perfil do profissional, identificando seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

Essa é uma metodologia fundamental nos processos de recrutamento e seleção da sua empresa, pois otimiza o tempo dos recrutadores, permite contratações mais certeiras e evita que a companhia tenha altos índices de rotatividade.

Como criar um roteiro de entrevista para avaliação de competências?

1 – Elabore perguntas gerais

Comece selecionando perguntas que envolvem as experiências de trabalho, atividades e responsabilidades desempenhadas anteriormente pelo profissional.

Uma dica é pedir para que o candidato conte algum aprendizado e algum projeto bem sucedido no qual já participou.

2 – Selecione perguntas comportamentais

Através dessas perguntas, fica mais fácil entender de que forma o profissional se comporta diante da cultura da empresa e como ela se relaciona  e lida com outros membros da equipe e liderança para atingir objetivos em comum.

3-  Crie perguntas situacionais

Crie situações hipotéticas e deixe que o entrevistado diga como ele agiria para resolver determinado problema.

Isso permite que você enxergue qual a capacidade de adaptação e flexibilidade do candidato.

4 – Desenvolva perguntas de conhecimento

Essas perguntas ajudam a entender qual o nível de conhecimento técnico que o profissional possui para ocupar a vaga.

E para melhorar ainda mais a qualidade do processo, você pode definir uma escala de 1 a 5 e atribuir notas a cada uma das respostas para as perguntas aplicadas. A ação pode servir como critério de desempate caso haja dúvida entre dois ou mais candidatos.

A entrevista é um momento de grande tensão e ansiedade para o candidato, por isso, seja solidário e estabeleça uma comunicação clara e humanizada para que ele se sinta confortável em responder às perguntas da melhor maneira possível.

Gostou do conteúdo da Acelera RH? Compartilhe com quem precisa saber!