Programas de bem-estar, como aplicar nas empresas?
É fato que funcionários com a saúde mental em dia são mais engajados, produtivos e entregam melhores resultados para uma organização, e por isso, os programas de bem-estar organizacional têm se tornado ferramentas cada vez mais eficientes na gestão de um negócio.
Afinal, ainda que o salário seja um fator relevante para um colaborador, o bem-estar é tão ou mais decisivo para que ele escolha permanecer em uma organização.
Portanto, a seguir, veja dicas de como trabalhar o bem-estar dos colaboradores dentro do ambiente organizacional e os benefícios que podem fazer seu negócio lucrar mais!
O que são programas de bem-estar corporativo?
Um programa de bem-estar incorpora um conjunto de benefícios oferecidos para os colaboradores de uma empresa, levando em consideração seu bem-estar físico, mental e financeiro.
O objetivo é promover a saúde e felicidade no ambiente de trabalho, encorajando os funcionários a serem cada vez mais produtivos e engajados com as suas atividades.
Diante disso, veja algumas ações diárias e simples que podem se integradas em programas de bem-estar de empresas:
Enfatize a importância da saúde mental
Colaboradores com a saúde mental debilitada não conseguem dar o seu melhor no trabalho e podem impactar a empresa como um todo. O estresse não controlado e exaustão mental podem acarretar em problemas ainda mais sérios a longo prazo, como doenças cardíacas, burnout e depressão.
Portanto, se sua organização não oferece serviços de aconselhamento para seus funcionários, você pode considerar iniciar um programa desse tipo, seja por meio de palestras ou com a adoção de psicólogos para atender os colaboradores.
Invista em ações básicas
O orçamento é uma das principais razões para que as organizações deixem de aplicar programas de bem-estar corporativos focados na cultura organizacional. No entanto, uma estratégia de bem-estar não precisa necessariamente incluir iniciativas muito caras, basta adotar práticas básicas como oferecer horários flexíveis, estações de trabalho ergonômicas, políticas generosas de licença, programas de alimentação saudável entre outras opções. Comunicar estas ações de forma assertiva são a chave para o engajamento a longo prazo.
Estimule o relacionamento entre equipe
Um ambiente saudável e acolhedor pode transformar a relação do colaborador com a sua empresa. E uma das maneiras de alcançar esse objetivo é facilitar a comunicação entre todos os funcionários. A celebração de datas especiais, por exemplo, é uma boa alternativa para integrar membros da equipe e melhorar o clima organizacional.
Adote uma cultura de feedback
Essa é uma das iniciativas de bem-estar mais fáceis de implementar em uma organização. O feedback não só promove uma comunicação mais aberta e transparente, como também mostra que a empresa se importa com o que os funcionários pensam, valoriza seu ponto de vista e os considera na tomada de decisões.
Sendo assim, os colaboradores, ao se sentirem reconhecidos, têm mais motivação para continuar se empenhando e superando suas limitações, são mais produtivos e entregam os melhores resultados para que a empresa continue crescendo cada vez mais.
Acompanhe o nosso Blog para mais dicas, curiosidades e informações sobre o universo empresarial!