Como recrutar para a área financeira?
Em um mercado cada vez mais competitivo, em que as empresas tendem a buscar bons resultados e se destacar em relação às concorrentes, é preciso contar com colaboradores que estejam envolvidos com os seus respectivos cargos, principalmente no que se diz respeito ao departamento financeiro, responsável por tomar todas as decisões sobre as finanças e garantir a boa gestão de patrimônio da organização, a fim de que ela possa reduzir seus gastos e maximizar seus lucros.
Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a realizar uma contratação assertiva para esse setor, de modo a trazer satisfação a curto, médio e longo prazo. Acompanhe!
Etapas para um processo seletivo eficaz para a área financeira
Independente do setor, a aquisição de novos talentos nem sempre é uma tarefa simples. Mas quando falamos da área financeira, que é a grande responsável por gerenciar todas as entradas e saídas de capital da empresa, o cuidado precisa ser redobrado na hora de iniciar o processo de seleção, afinal, uma contratação errada pode afetar todos os demais setores da instituição.
Defina o perfil ideal
Para determinar os candidatos mais adequados, o primeiro passo é compreender quais habilidades e qualificações são necessárias para a ocupação do cargo. Para isso, liste tudo que o profissional precisará fazer e quais devem ser os seus conhecimentos.
Atenção na divulgação da vaga
Na hora de divulgar a vaga, é preciso informar de maneira clara todos os requisitos fundamentais para o cargo, a fim de atrair apenas candidatos potenciais. O canal pelo qual a oportunidade será divulgada também deve ser levado em consideração, já que a comunicação deve chegar a um perfil específico procurado.
Analise o currículos e marque uma entrevista
O currículo é o primeiro item que um recrutador terá de analisar com relação ao candidato. É preciso estar atento para selecionar aqueles que melhor se enquadram na cultura organizacional da empresa e no perfil da vaga, pois são eles que trarão os melhores resultados. Experiências, formação e cursos são importantes, mas outras habilidades podem ser primordiais para o que se procura e só é possível ter certeza quando é feita uma entrevista através da seleção por competências bem estruturada para avaliar o candidato.
O mercado financeiro tem sofrido constantes transformações, por isso, é fundamental escolher os talentos que sejam flexíveis para acompanhar as evoluções do negócio.
Aplique testes
Ao realizar testes nos processos seletivos, é possível identificar o perfil de profissional com os valores mais próximos aos da empresa. Essas avaliações, além de eficientes, ajudam na imagem do RH e da Organização, transmitindo credibilidade e confiança aos candidatos.
Contrate uma empresa especializada em Recrutamento e Seleção
Por fim, uma das soluções para elaborar cada etapa de maneira eficaz é a contratação de uma empresa que seja especializada em recrutamento e seleção e que tenha especialistas em processos seletivos para o setor financeiro. Afinal, eles possuem expertise na área e estão sempre atentos às mudanças que acontecem no segmento.
A Acelera RH possui um time expert no mercado financeiro, que vai entender o momento do seu negócio e o candidato ideal que você procura. Podemos te ajudar a recrutar estrategicamente para a área financeira com muita agilidade, praticidade e parceria.
Clique aqui, fale com um de nossos consultores e entenda como podemos acelerar seu negócio!