O sonho de um match acelerado
O desejo de criar a Acelera RH nasce da crença de seus fundadores, Alexandre Vilela e Bruno Coutinho de que qualquer empresa precisa de pessoas para prosperar e gerar bons resultados. Eles perceberam ao longo do tempo, o valor dos profissionais qualificados, aderentes à cultura da empresa e da necessidade de um processo seletivo ágil e humano.
“O mundo é feito de pessoas e o maior desafio é acelerar as conexões para gerar evolução e crescimento”. Dessa forma, queremos mostrar que agilidade, tecnologia e pessoas se conectam, sanando uma das maiores dores do mercado: profissionais qualificados e aderentes à cultura da empresa.
A Acelera RH é uma consultoria de recrutamento e seleção orientada aos clientes, nossos grandes parceiros, e aos candidatos. Oferecemos uma experiência veloz, sem fricção e acima de tudo humana.
Através dos investimentos em tecnologia ganhamos eficiência, melhoramos nossos processos para ter mais praticidade e efetividade, e nos aliamos a criatividade para prestar um serviço consultivo de excelência. Além disso, os candidatos contam com a nossa plataforma digital, na qual eles têm a oportunidade de utilizarem ferramentas para melhor se conhecerem através da metodologia DISC, ter feedbacks personalizados dos nossos recrutadores em todas as etapas do processo seletivo e, principalmente, usufruir de um modelo de capacitação oferecido pela empresa.
Apesar de toda elaboração de um plano de negócio assertivo, os sócios não imaginavam que, com a chegada da pandemia teriam que pensar outside the box, reestruturando o plano de ação: o processo seletivo, admissão de novos funcionários e onboarding dos mesmos, digitalizando todo processo.
A Pandemia certamente trouxe um desafio, avaliar a cultura organizacional e processos internos através de reuniões virtuais. Apesar desse momento deixar o contato físico mais distante, nossa ambição em construir a história da Acelera só aumentou.
Diante desse contexto, começamos a trabalhar as primeiras vagas, apesar de estarmos atuando de forma remota e com um time aparentemente “desconhecido”. Esse fator não impediu que os primeiros passos fossem dados.
Aos poucos fomos estruturando um modelo de Recrutamento e Seleção diferenciado, o que no começo nossa equipe era composta por nossos sócios e time de recrutadoras: Bruna Sampaio, Jéssica Santos, Anna Paula Coelho, Stefany Porto e Ananda Catelani, passamos a contar com mais um membro da área de Marketing e Negócios, João Pedro Torres. Vimos a necessidade de abrirmos essa oportunidade, pois vimos que seria uma área que somaria às outras.
Essa nova área abriu portas para implementar novos projetos: marketing digital, comunicação e prospecção de novos clientes, como por exemplo o fortalecimento das redes sociais e do blog, trazendo um conteúdo exclusivo para empresas e candidatos, visando atender suas dores e aspirações. Para nossos candidatos, que estão #opentowork, buscamos oferecer dicas para impulsionar sua carreira e colaborar para seu desenvolvimento profissional.
Cada vez mais o sonho em fazer um match assertivo entre empresas e candidatos passou a ganhar forma, possibilitando que nosso time se tornasse mais unido, ou melhor, um só.
Com o nosso propósito traçado, começamos a construir o Acelera way of doing, ou seja, elaborar um plano de ação no qual todos se sentissem valorizadores e mais do que isso, um espaço onde as competências e habilidades se tornassem complementares. Acreditamos que acima do cargo que assumimos, nosso maior ativo são as pessoas, do início ao fim.
Mesmo a distância, percebemos que não importa o cargo que ocupamos, podemos trazer e implementar novas ideias. Assim, entendemos que por mais que no organograma da empresa tenhamos nossas funções, isso não nos impede de colaborar em diferentes frentes, trazendo um match mais humano e assertivo. Assim, passamos a atuar como um quebra-cabeça, buscando encontrar a nossa forma de somar.
Depois de 5 meses oficiais da Acelera RH no mercado, tivemos o privilégio de nos reunirmos no escritório para conhecer fisicamente a nossa equipe e compartilharmos ideias sobre nossos processos seletivos, a importância da gestão de pessoas, ações de marketing e comunicação, gestão de qualidade da empresa e a implementações futuras.
Durante o encontro, realizamos o nosso Town Hall, evento mensal com a finalidade de alinhar nossos processos internos visando analisar as dores da empresa, a conexão com nossos clientes, e assim, avaliar oportunidades.
Com o intuito de concretizar nossas ideias, foi desenvolvida uma dinâmica na qual dividimos nossos funcionários em dois times, com o objetivo de pensarmos em soluções para atendermos as dores da Acelera, assim como possíveis soluções tecnológicas, oferecendo uma melhor experiência para nossos clientes. Por fim, a visita ao escritório foi um grande marco em nossa empresa pois conseguimos garantir uma melhor experiência interna entre nossas consultoras, recrutas e responsáveis pela parte comercial contando com os nossos maiores aliados: a tecnologia e a dedicação da equipe. Além disso, o encontro permitiu que nossa cultura fosse ainda mais fortalecida, e neste momento percebemos que o segredo do sucesso é a conexão entre pessoas e a vontade de somar e evoluir, fazer diferente, e se pensarmos por um momento, foguete não tem ré.