Conhecendo a empresa antes da entrevista

O processo seletivo conduzido pelas empresas vai muito além do que a validação dos conhecimentos técnicos dos candidatos, incluindo a verificação do alinhamento entre se os valores dos candidatos e da empresa. Por este motivo, pesquisar sobre a empresa e se autoconhecer é tão importante quanto ter os pré-requisitos da vaga.

Para contribuir nesse processo, a Acelera RH elaborou este material a fim de nortear os candidatos no que diz respeito aos canais de pesquisa, uma vez que saber dados básicos de onde se pretende trabalhar é um dos quesitos mais valorizados pelos recrutadores.

O primeiro passo da jornada do candidato é entrar no site da empresa e entender sua história, número de funcionários, qual produto ou serviço oferece ao mercado, quem é o consumidor e claro, missão, visão e valores. Todos estes fatores devem estar de acordo com o momento de carreira, objetivos e expectativas dos candidatos.

Além do site da empresa, vale a busca através das mídias sociais – LinkedIn, Instagram, Facebook, dentre outros. Nestes canais de interação com os clientes e mercado, é interessante acompanhar o conteúdo apresentado e consideramos fundamental estar alerta com quem a empresa dialoga e qual é o seu posicionamento. Certamente, estes canais ajudarão a entender melhor sobre onde você pretende trabalhar.

Atualmente, a busca por uma empresa sustentável, humanizada e que investe em bons treinamentos são requisitos e interesse de muitos candidatos. Caso se identifique neste cenário, invista tempo e investigue a fundo as ações e a reputação da empresa através de depoimentos e feedbacks de clientes e, principalmente, funcionários.

Depois de toda essa pesquisa, o candidato estará preparado para a entrevista. Desta forma, ele ou ela se sentirá mais seguro em responder os questionamentos do recrutador e mais tranquilo durante o bate papo, evitando assim, a sensação de “branco” durante a conversa.