Candidato – seja a solução para as empresas

O momento de recolocação no mercado de trabalho não é nada fácil. Grande parte dos candidatos são inseguros no processo seletivo e, muitas vezes, não estão aptos a demonstrarem suas habilidades para as empresas ou recrutadores. A maior parte das empresas não estão buscando somente empregados, mas procuram por pessoas com habilidades para resolver problemas do dia a dia e agregar valor para a operação. Desta forma, prepare-se para esta jornada, faça networking e mostre que você é a solução para os problemas que as empresas precisam resolver.

Apesar de querermos que o processo pela busca de emprego seja rápido, na grande maioria das vezes, pode durar de três a nove meses, muito mais prolongado do que qualquer candidato deseja. Com intuito de ajudar nesta jornada, a melhor solução é “entrar de cabeça” na busca pelo emprego, começando pela autoanálise, entendendo as nossas fortalezas e indústrias de maior interesse. Em seguida, procure por oportunidades de trabalho que estão alinhadas com você. Não caia na armadilha de aceitar qualquer emprego para apenas pagar suas contas, você tem mais valor do que isso!

Outra boa alternativa é dedicar-se a conversar com amigos e ex-colegas de trabalho. Não seja tímido em ligar ou agendar cafés com estas pessoas. Estas são boas oportunidades, além de mapear como está o mercado de trabalho. Para tanto, não pense que somente uma breve ligação e envio do CV (currículo lattes) é suficiente! Prepare-se por meio da busca de informações sobre o negócio que você esteja buscando oportunidades. Uma boa dica é começar por empresas em expansão ou que foram indicações de seus amigos e/ou conhecidos. 

Ao participar de processos seletivos, fique atento a alguns temas. Primeiro, busque o máximo de informação possível sobre a empresa. Hoje em dia está fácil, por meio do Google você terá acesso ao site da empresa, documentos de relações com investidores e últimas notícias. Com isso em mãos, será mais fácil mapear o momento da empresa e como suas fortalezas e conhecimentos técnicos podem ajudar. Além disso, faça uma lista de perguntas sobre a empresa e posição em questão para ajudar-lhe a entender melhor sobre a vaga e como você poderá ajudar. Procure o máximo de informações antes de qualquer interação com os tomadores de decisão da vaga. Conhecer detalhes da empresa e seus propósitos, demonstra interesse em fazer parte dela.

Uma boa recomendação é pensar que busca pela vaga é como se fosse um emprego por si só, portanto, não minimize esforços e se dedique ao máximo para estar o mais preparado possível.

Escrito por Bruno Coutinho