ACELERA RH – Um match humano entre Empresas e Candidatos

Close-up of African businessman greeting his colleague at the table during business meeting at office

No artigo de hoje trazemos um bate-papo com Bruno Coutinho, um dos sócios fundadores da Acelera RH, na qual ele conta como surgiu a ideia de criar a empresa, seu propósito e desafios do empreendedorismo na prática.

Bruno é formado em Administração com MBA na Babson College e tem 15 anos de experiência profissional nos segmentos financeiro e de varejo no mercado brasileiro e americano. Atuou nas áreas de produtos, comercial e de recursos humanos e, diante de sua trajetória, acredita no engajamento e na gestão humanizadas de pessoas orientados ao propósito do negócio.

“Acredito que pessoas são a chave do sucesso para as empresas.  Já estive em diversas áreas dentro de uma organização e acredito que para ter sucesso um projeto precisa nascer da maneira correta, logo, o processo de contratação é o primeiro passo desta jornada. Então decidi iniciar a Acelera RH que cuida do serviço de gestão de pessoas, com o propósito de conectar pessoas a empresas e ajudar ambos em seu desenvolvimento.”

Bruno acrescentou ainda que acredita que equipe interna é o maior ativo de uma empresa e, para tanto, é necessário garantir um processo da gestão de pessoas que seja ágil, assertivo e aderente à cultura da empresa, por meio de um recrutamento eficaz.

“Gestão humanizada de pessoas não é uma tarefa fácil, exige atenção e muita comunicação com a equipe, além da implantação de processos, ferramentas e políticas que fortalecem a disseminação de um ambiente meritocrático, valores da empresa ações em prol do desenvolvimento da organização.”

Outro pilar importante comentado por ele é a jornada de Recrutamento & Seleção. A jornada de R&S é cheia de fricção, com muitos touch points, muitas interações ao demandar assertividade e liderança de pessoas. 

Sendo assim, a Acelera tem o propósito de ser a melhor empresa de recrutamento e seleção, sendo eficiente e ágil, mas acima de tudo, humana. Desta forma, utilizaremos a tecnologia, onde for possível, para ajudar nossos clientes durante a jornada, mas a empresa a empresa vai sempre contar com o contato humano.

 “Primeiramente, oferecemos consultoria em recrutamento e sobre o mercado de trabalho, melhores práticas e pontos de atenção, nossa conversa ésempre honesta e transparente. Após este primeiro passo, nossa missão é se conectar com os melhores talentos, para isso utilizamos o maior número de ferramentas e canais para divulgação das vagas”.

O sócio fundador, ressaltou que para aumentar o número de candidatos é necessário ter ferramentas que possibilitem fazer o screening dos melhores perfis para a entrevista com nossas consultoras. Esta jornada de validação do perfil do candidato, entrevista e seleção por competência são todas feitas através de nossos recrutas e consultores de talentos.

“Precisamos ter os melhores talentos e investir em gestão estratégica em recursos humanos. Somente assim, seremos assertivos para sugerir os melhores candidatos para nossos clientes. Por último, acompanhamos todo o processo de entrevista e contato entre candidato e cliente, auxiliando nos pontos de dúvidas de ambos os lados.”

Uma das crenças da Acelera RH, empresa especializada em recrutamento e seleção estratégico, é compreender que cada candidato é único e para tanto, é necessário dar apoio e ferramentas para que o candidato se prepare para sua jornada, sendo esse ponto chave para o sucesso do match entre empresa e candidato.

“Percebo que muitos candidatos não se preparam para esta longa jornada, incluindo autoconhecimento, preparação para a entrevista, busca de oportunidade alinhadas com o perfil dele. Ademais, algumas empresas acabam não olhando o lado do candidato, dando a devida importância às comunicações e tendo transparência. Isso tudo não ajuda a experiência do candidato e muito menos esta jornada pela qual ele está passando, o que não contribui para um recrutamento eficaz.”

Cada vez mais entendemos que o digital vai fazer parte dos processos seletivos e nas soluções para gestão de pessoas, mas certamente não excluirá o contato humano.

Aqui na Acelera queremos a tecnologia como parceiro para suprir fricções, agilizar processos, mas não renunciaremos ao toque humano na jornada do processo seletivo. Outro ponto que virou padrão e não vejo o caminho de volta são as entrevistas por meios remotos.”

Nestes primeiros meses da Acelera RH, grande parte dos processos seletivos foram feitos de forma remota, do início ao fim. Foi necessário a adaptação da nossa equipe e treinamento das melhores práticas para a gestão humanizada de pessoas. A empresa está tendo assertividade nos shortlists e, tão importante quando, estamos tendo mais eficiência e dinamismo.

É evidente que a palavra-chave para esse momento é adaptação. Entendemos que este novo modelo é novo para as empresas de recrutamento e seleção de pessoas tanto quanto para os candidatos.

Estamos entrando em uma nova era de relações humanas através de meios remotos. Isso é algo que as empresas terão que se adaptar como um todo. Os sites de recrutamento e seleção, bem como o processo seletivo por meios remotos são apenas o começo do que veremos pela frente”.

Gostou do bate-papo, e quer saber mais?

Confira a primeira edição do Acelera Talks acontecerá no dia 6 de maio às 19h entre o Sócio Fundador da Acelera RH, Bruno Coutinho e o CEO e Cofundador da Recrutei, Paulo Lázari. Na live serão debatidos os principais desafios de recrutamento e seleção em startups e empresas de pequeno e médio porte evidenciando possíveis alternativas para uma contratação assertiva.

Inscreva-se: Live: OS DESAFIOS DAS STARTUPS E PEQUENAS EMPRESAS NO RECRUTAMENTO: ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA CONTRATAR BEM (recrutei.com.br)