Benefícios com custo reduzido ajudam a atrair profissionais
A valorização dos profissionais passa pela oferta de um pacote customizado de benefícios
Já faz um tempo que o valor do salário ofertado não é apenas o único fator capaz de reter ou atrair profissionais. De forma muito mais inteligente e abrangente, os benefícios também são responsáveis por uma grande fatia do bolo da escolha dos profissionais.
Em um mercado corporativo cada vez mais competitivo e desafiador, muitos trabalhadores preferem “abrir mão” de valores salariais mais elevados, em troca de um pacote de soluções que façam mais sentido.
O desafio para as companhias, portanto, está em formatar um pacote de benefícios atrativo e com valores que consigam fazer sentido dentro do planejamento estratégico elaborado pelos gestores. Afinal, a solução precisa ser interessante para os colaboradores e também para as empresas.
Nesse cenário desafiados, o caminho está em trabalhar com benefícios customizados, permitindo ofertas pacotes atrativos e alinhados aos interesses individuais dos funcionários.
Além de construir um ambiente de trabalho mais satisfatório e engajador, essa proposta garante custos reduzidos. Para isso ocorrer, porém, é preciso “pensar fora da caixa”, formatando soluções alinhadas com os próprios produtos ou sérvios produzidos pela companhia.
Benefícios atrativos para os profissionais
No atual mercado de trabalho, oferecer benefícios alinhados com as tendências faz a diferença na satisfação dos colaboradores, atingindo em cheio a produtividade e, claro, os resultados conquistados.
Isso, porém, exige ir além da simples oferta de um pacote padrão, similar aos que outras empresas ofertam. O segredo está em desenvolver uma cesta de soluções realmente diferenciadas, alinhadas também com o perfil de cada companhia.
E como fazer isso na prática? Até por conta das particularidades de cada companhia, não existe uma “receita de bolo” que solucione toda e qualquer demanda de forma genérica.
Dessa forma, o caminho está em promover análise técnica e apurada do mercado para entender as necessidades e desejos dos colaboradores, de acordo com o perfil de cada empresa.
De forma customizada, o pacote de benefícios ofertado precisa levar em consideração a promoção da qualidade de vida, facilitando a conquistado do equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
Afinal, quando valorizado, o colaborador costuma “vestir a camisa” da empresa, engajando-se com mais dedicação nas atividades desempenhadas, o que replete positivamente nos resultados.
Dentro de processo, é importante que o pacote de benefícios também faça sentido para o bolso da empresa. Dessa forma, o orçamento disponível caminhar lado a lado com esse trabalho estratégico.
Ajuda que faz toda a diferença
Horário flexível, academia, suporte para a saúde do pet, bônus por metas concluídas. De forma criativa, as soluções ofertadas precisam fazer sentido para o colaborador e também para a companhia.
Nesta missão das empresas para a construção do melhor pacote de benefícios, a consultoria de recursos humanos se transforma em um valioso aliado. Isso porque consegue fornecer uma visão ampla do mercado para garantir a assertividade do processo.
Sem o suporte de uma consultoria, a empresa corre o risco de não conseguir acessar os melhores profissionais devido à falta de um viés estratégico dentro da formatação do processo de seleção.
Ao contar com esse parceiro, as companhias contam com o suporte de profissionais constantemente atualizados e dedicados ao tema, o que facilita formatar o pacote de benefícios que realmente faça a diferença, permitindo atrair e reter os talentos.
Em um mercado profissional cada vez mais dinâmico e complexo, contar com o suporte de uma consultoria traz mais segurança para os departamentos de recursos humanos na construção de um planejamento estratégico que consiga realmente conquistar os melhores resultados.
Isso passa pela seleção e retenção de profissionais, com a construção de um ambiente profissional produtivo, agradável e sustentável. E, nesse contexto, o pacote de benefícios certo é um importante diferencial competitivo.
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