Companhias buscam internamente determinadas competências
A busca interna por determinadas competências passa também pelo processo de requalificação das equipes.
As mudanças no mercado corporativo exigem que as companhias tenham à disposição colaboradores com determinadas competências, em busca do crescimento necessário.
Em algumas situações, essa necessidade envolve a contratação de um profissional que se encaixe no perfil desejado. Antes disso ocorrer, porém, é preciso responder a seguinte pergunta: será que apenas este novo colaborador fará a diferença para colocar toda a empresa no rumo certo?
Até mesmo por conta da evolução tecnológica constante e a mudança de hábito de consumo, promover uma única mudança pode ser o mesmo que “tapar o sol com a peneira”. Dessa forma, qual caminho seguir?
A busca interna por determinadas competências muitas vezes é uma solução eficaz. Isso porque diversos colaboradores já estão engajados nos processos da companhia.
Dessa forma, as habilidades desejadas podem estar disponíveis mais facilmente, facilitando encontrar a pessoa certa para resolver uma dor específica do negócio.
Isso, claro, exige do departamento de Recursos Humanos a adoção de uma postura proativa, com análise constante dos colaboradores e, claro, o desenvolvimento de programas de requalificação.
Busca interna de competências
Em um mercado cada vez mais dinâmico, a busca interna de competências facilita que a companhia consiga adaptar com rapidez às novas demandas, fortalecendo ainda a capacidade de inovação e competitividade.
Para a empresa, essa abordagem reduz os custos relacionados com recrutamento e à integração de novos funcionários. Além disso, aumenta o engajamento dos atuais colaboradores, que vão buscar o aprimoramento constante para a conquista de melhores oportunidades.
Outra vantagem é a redução do tempo necessário para que as novas competências desejadas apresentem resultados.
Certamente, esse processo contribui para a criação de uma cultura organizacional mais resiliente e inovadora, capaz também de auxiliar na atração de novos talentos, quando necessários.
Identificação das competências desejadas
Para que essa metodologia funcione efetivamente, porém, torna-se necessário o desenvolvimento de processos legítimos e transparentes, evitando assim distorções e até mesmo o surgimento de conflitos internos.
Certamente o primeiro passo é a identificação das competências desejadas com base nas necessidades da empresa. Para isso, as empresas devem realizar uma análise detalhada, sempre utilizando como base os objetivos traçados e as dificuldades para alcançá-los.
Com isso estabelecido, a próxima etapa envolve a análise das equipes. Esse processo pode ocorrer por meio de avaliações de desempenho e feedback dos gestores e colaboradores.
Essas informações contribuirão tanto para a identificação dos talentos quanto para o desenvolvimento de programas de qualificação que possam desenvolver nas equipes as habilidades desejadas.
Ao combinar diferentes abordagens, as empresas podem obter um panorama claro e detalhado, facilitando colocar em ação programas de requalificação direcionados e realmente eficazes.
Benefícios da requalificação
Na busca com determinadas competências das equipes, é importante lembrar que a requalificação gera inúmeros benefícios. Para as empresas, manter essa cultura organizacional melhora a retenção de talentos. Ao investir no desenvolvimento de seus colaboradores, a companhia cria um ambiente onde o aprendizado contínuo é valorizado e incentivado.
Por outro lado, facilita até mesmo a identificação de determinadas necessidades e, consequentemente, a contratação dos profissionais certos para suprirem essas necessidades.
Já para os colaboradores, a requalificação auxilia no aprendizado de novas competências, o que aumenta a satisfação com a empresa e também a produtividade.
Para os profissionais, a requalificação oferece uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal, ampliando as chances reais de progressão na carreira. Esse desenvolvimento melhora a autoestima e a satisfação no trabalho, assim como prepara os colaboradores para assumirem novas responsabilidades e desafios dentro da empresa.
Desafios e suporte necessário
Apesar dos benefícios, a busca interna por determinadas competências traz alguns desafios. Em linhas gerais, é preciso estar sempre um passo à frente para encontrar do mercado.
Isso exige uma postura proativa dos gestores e também dos profissionais de recursos humanos, monitorando as tendências, avaliando as equipes e, claro, colocando em prática os treinamentos necessários para o aprimoramento permanente das habilidades.
Certamente, contar com o suporte de um parceiro qualificado facilita muito todo esse processo. Alinhado com as tendências do mercado, essa empresa especializada consegue identificar os pontos fortes e fracos, auxiliando na implantação das ações certas para qualificar as equipes e, quando necessário, buscar novos talentos no mercado.
Quando corretamente trabalhada, a busca interna por determinadas competências auxilia no desenvolvimento de talentos, assim como se transforma na alavanca de crescimento das empresas, tornando-se ainda em um diferencial estratégico.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse o site da Acelera RH.