Vantagens da inclusão da comunidade LGBTQIAP+ no mercado de trabalho

As manifestações a favor da diversidade, contra o preconceito e discriminação da população LGBTQIAP+ começaram no dia 28 de junho de 1969 após uma invasão violenta de policiais no bar “Stonewall Inn“, localizado na ilha de Manhattan, em Nova Iorque (EUA).

Esse local era considerado um porto seguro para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, no qual podiam se expressar com orgulho de ser quem se é, sem precisar de máscaras e rotulações. No Brasil, o movimento nasce na década de 1980, a partir do Somos, um grupo de jovens LGBT’s da classe média ligados à cultura e ao jornalismo. Inicia-se, então, uma luta pela diversidade, liberdade de expressão e direitos igualitários.

Desde então, a sigla do movimento de orgulho sofreu diversas modificações. Atualmente, LGBTQIAP+ abrange todas as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgênicos, queer, intersexual, assexual, pansexual e todos os outros que não se sentem representados em nenhuma dessas outras letras.

Nesses 52 anos de luta, as principais pautas do movimento LGBTQIAP+ incluem o fim da “cura gay”, criminalização da homossexualidade, violência contra a comunidade, necessidade da criação de leis e políticas públicas que atendam às necessidades e os ajudem no enfrentamento de adversidades, reconhecimento da identidade de gênero e liberdade de expressão.

Contudo, percebe-se importantes conquistas sociais para essa comunidade, como exemplo, a inclusão de companheiros e companheiras em planos de saúde, o casamento civil, direito de adotar crianças sem restrição de idade e a possibilidade de utilizar o nome social no cartão SUS.

Além disso, com a disseminação de informações sobre diversidade e inclusão, o tema do Orgulho da comunidade LGBTQIAP+ tornou-se importante também para diversas empresas.

Essa discussão vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente de trabalho, tendo em visto a grande responsabilidade social e os desafios que as pessoas dessa comunidade ainda enfrentam para adentrar no mercado de trabalho, durante seu desenvolvimento profissional e até mesmo dentro da própria empresa.

Anos atrás, a porcentagem de pessoas da comunidade LGBTQIAP+ no mercado de trabalho era muito menor quando comparado aos dias atuais, uma vez que, ou os funcionários não se assumiam para os colegas de trabalho, ou não eram aprovados em processos seletivos em detrimento da sua orientação sexual. Pensar na contratação dessas pessoas em cargos de gestão e de alta liderança era quase impossível, para aquela época.

Atualmente, as empresas tradicionais buscam discutir essa questão para que os funcionários possam se sentir confortáveis em se expressar no ambiente de trabalho e como consequência positiva para a empresa, melhorar seu desenvolvimento profissional.

De acordo com a pesquisa do Center for Talent Innovation, apenas 49% dos funcionários da comunidade LGBTQIAP+ se assumem para os colegas de trabalho e gestores. É por este motivo que, para que o acolhimento e a inclusão realmente funcionem, vêm crescendo em grandes empresas, os programas e as campanhas na área de diversidade sexual e de gênero. Essas são de grande valor para a companhia e o funcionário, uma vez que garantem ações afirmativas voltadas para a inclusão das pessoas dessa comunidade.

Além disso, é possível perceber grandes mudanças na postura das empresas e recrutadores de RH no que diz respeito aos processos seletivos. Esses passaram a ser cada vez mais humanizado, prezando pela diversidade e integridade social e reconhecendo o valor de cada indivíduo. Sendo assim, além de ser inclusiva, a empresa realizará contratações sem perder talentos promissores para a posição da empresa.

Contudo, um dos grandes impasses do mercado de trabalho em diversos processos seletivos são os vieses inconscientes e preconceituosos que podem surgir, por parte dos recrutadores, ao ver um perfil profissional.

Uma das estratégias implantadas por diversas companhias é a de organizar palestras e workshops para os recrutadores e os profissionais de gestão, trabalhando assim aspectos voltados para a comunicação e diversidade. Dessa forma, é possível trocar informações, opiniões e conscientizá-los. No final desse processo, não só a empresa será inclusiva como também os próprios funcionários.

Pensando nisso, a Acelera RH separou três impactos positivos causados pela contratação e inclusão dos profissionais da comunidade LGBTQIAP+. Confira!

I)  Visibilidade

Incluir pessoas que, em relação a população em geral, são excluídas e/ou negligenciadas, pode fazer com que aumente a visibilidade tanto para a empresa, evidenciando os aspectos positivos dos programas de inclusão e diversidade, quanto para a luta a favor de direitos iguais e de melhores condições de vida das pessoas dessa comunidade.

II)  Inovação

Ser inclusivo, atualmente, é uma forma de inovar o ambiente de trabalho. Cada vez mais os clientes modernos tendem a procurar empresas cujos valores são carregados de princípios sociais e mais parecidos aos seus

Por esse motivo, apostar em programas de inclusão e processos seletivos mais humanizados e voltados para a diversidade pode atrair cada vez mais investidores e clientes potenciais. 

III)  Diversidade

Por último e com certeza o ponto mais importante, aumentar a diversidade de gênero aumenta a diversidade de pensamentos e qualidade de produção. De acordo com o mesmo estudo citado anteriormente, feito pelo Center for Talent Innovation, 74% das pessoas que se assumem no trabalho tendem a se sentir mais felizes e confortáveis no ambiente de trabalho, e 66% se sentem mais próximo e respeitados pelos colegas de trabalho, melhorando a qualidade das entregas e projetos. 

O processo de inclusão da comunidade LGBTQIAP+ está ganhando o mercado de trabalho e ainda tem muito para ser divulgado, discutido e colocado em prática. Em uma sociedade tão plural, não se pode ter perdas por conta de vieses inconscientes e preconceituosos, principalmente quando se trata de contratações e vagas de emprego.

É por esse motivo que a Acelera RH preza por um processo contratação e valoriza cada candidato que passa por nossos consultores e consultoras, enfatizando os aspectos pessoais e técnicos importantes para uma posição e deixando de lado os pré-conceitos daquela pessoa.

A Acelera RH considera justa toda forma de amor!

Escrito por Ananda Catelani