Por que bons funcionários pedem demissão?
Todo desligamento costuma trazer diversos prejuízos para uma organização, sobretudo quando diz respeito a um profissional eficiente, responsável e comprometido com o seu trabalho.
Além de salários baixos, falta de estímulo, motivação e perspectiva, outras razões para que um bom funcionário decida pedir demissão de uma empresa são:
1 – Sobrecarga de trabalho
Por serem mais hábeis e competentes no desempenho de suas funções, funcionários mais eficientes geralmente são sobrecarregados com trabalhos extras. Entretanto, quando há um aumento no número de atividades de um colaborador, deve-se aumentar também o seu status na empresa, e se isso não acontece, o excesso de trabalho será visto como punição, fazendo com que ele se sinta injustiçado e peça demissão no futuro.
2 – Liderança ruim
Quando um funcionário tem uma liderança que se preocupa genuinamente com a sua felicidade, sucesso, carreira e até mesmo vida pessoal, é natural que ele acabe produzindo mais e melhor.
Um gestão mal estruturada e sem planejamento deixa o colaborador perdido e desanimado. Além disso, uma equipe sem direcionamento tende a não conseguir alcançar bons resultados.
3 – Clima organizacional negativo
Ambientes tóxicos e de muita competição podem abalar a produtividade e saúde mental do colaborador. Nesse cenário, pedir demissão em busca de novos ares pode ser a melhor opção encontrada.
4 – Falta de feedback
A ausência de feedback em relação ao desempenho do funcionário pode resultar em desmotivação e sensação de que não está em um ambiente colaborativo.
Sabendo quais os seus pontos positivos e onde é necessário melhorar, ele perceberá a importância do seu trabalho dentro da empresa e como ela pode crescer com seus resultados, além de estar à vontade para propor melhorias e sugerir novas metodologias.
5 – Falta de reconhecimento
Praticamente todas as pessoas esperam ser reconhecidas quando desempenham uma tarefa de forma adequada. Isso vale tanto para o âmbito profissional, quanto para o pessoal.
Funcionários que não são reconhecidos, valorizados e ouvidos dentro da empresa se sentem menos motivados e engajados com as suas atividades, resultando em baixa produtividade e insatisfação.
6 – Falta de oportunidade de crescimento
Depois de anos se dedicando à mesma atividade, talvez o profissional anseie por mudanças e novos desafios. A estagnação e falta de oportunidade de crescimento dentro da empresa podem aumentar a sua frustração e levá-lo a buscar outro emprego.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e especializado, por isso, é muito importante adotar essas práticas para manter na sua equipe colaboradores que estão dispostos a vestir a camisa da empresa e lutar pelo seu sucesso e crescimento.