O que faz os candidatos desistirem de uma vaga de emprego?

Assim como as empresas possuem critérios para contratar um candidato para uma vaga de emprego, e existem aspectos que fazem os olhos dos entrevistadores brilharem por determinados inscritos e desistirem de outros, a maioria dos candidatos também possui rígidos requisitos para escolher a organização para qual querem trabalhar, levando em consideração diversos fatores, como por exemplo a reputação da marca empregadora e sua opinião sobre a empresa. 

Outros elementos também influenciam no entusiasmo dos candidatos em relação a uma vaga de emprego. A falta de feedback, processos com muitas etapas e testes muito longos, são questões que fazem com que os candidatos desistam do processo seletivo. A divergência de informações divulgadas online e informadas momento da entrevista, como salário incompatível com a função que exerce o candidato, é outro ponto que, além de ser visto com maus olhos, parece uma maneira pouco honesta de atrair um maior número de candidatos em casos de falta de inscrições, contribuindo negativamente para a reputação da marca empregadora. 

Por outro lado, uma devolutiva mais personalizada e maior transparência na divulgação das informações referentes a empresa e a vaga, são tópicos valorizados que tendem a revogar a percepção negativa da empresa, bem como a adesão às políticas de diversidade e inclusão na organização, que buscam integrar profissionais com multiplicidade em pensamentos e características.

As práticas de diversidade e inclusão, além de impactarem positivamente a opinião pública e dos candidatos sobre a reputação da marca empregadora, marcando pontos a favor da empresa e fazendo com ela seja mais atrativa para futuros funcionários, comprovadamente garante uma melhora na performance da organização, uma vez que seu time consegue apresentar soluções diferenciadas e diversas, que são reflexo da sua própria diversidade.