Avaliação de Desempenho: como e quando aplicar
A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para entender a performance dos funcionários dentro de uma organização, mas também pode ser útil na compreensão dos pontos fortes e fracos da própria empresa, já que os colaboradores só conseguem realizar suas funções, alcançar metas e crescer profissionalmente, à medida que o empregador fornece as ferramentas necessárias para tais finalidades.
Essa avaliação deve ser feita com o objetivo de promover melhorias no trabalho e pode ter diversos indicadores, como produtividade, relacionamento com os colegas, pontualidade, organização, metas de vendas e cumprimento de prazos, por exemplo. O ideal é focar nas questões que fazem mais sentido com os objetivos do negócio, e isso varia conforme o tipo da empresa e nível hierárquico em que se encontra o colaborador avaliado.
Autoavaliação, avaliação pelos colegas, pelos superiores e uso de dados objetivos sobre os resultados, são algumas maneiras possíveis para a realização da avaliação de desempenho, que pode ser feita periodicamente, de acordo com o prazo das metas estabelecidas pela organização. São usuais as avaliações semestrais ou anuais, a fim de observar se o funcionário usa a análise para aprimorar o seu trabalho ao longo do tempo.
Por fim, o feedback é essencial para que o colaborador tenha conhecimento de seus pontos fortes e fracos, conseguindo então trabalhar os aspectos que devem ser melhorados. Todas as informações devem ser compartilhadas com o indivíduo, através de uma reunião individual, dentro de um período de 3 ou 4 meses, que é aceitável para que os funcionários consigam aplicar estratégias de mudança e gerar resultados para a próxima avaliação.