Líderes brasileiros precisam desenvolver novas habilidades
Empresas mais produtivas desbloqueiam novas habilidades dos líderes para a conquista dos objetivos traçados.
Em um mercado corporativo em plena mutação, os líderes brasileiros necessitam desenvolver determinadas habilidades para superar os diferentes desafios relacionados com essa nova realidade empresarial.
Se no passado o papel de um chefe experiente, autoritário e centralizador foi suficiente para o sucesso de determinadas companhias, atualmente é preciso atuar de forma estratégica para conseguir impulsionar um desenvolvimento sadio e sustentável.
Isso, claro, não significa jogar fora todo o conhecimento adquirido com tempo. Nem fazer uma caça às bruxas contra as gerações passadas. Muito pelo contrário.
O segredo está no aprimoramento constante dos gestores, garantindo a construção de ambientes corporativos mais estruturados e alinhados com o desenvolvimento constante do mercado.
Portanto, a questão agora não verificar o que aprender, mas quais habilidades são necessárias para trilhar o caminho do sucesso empresarial.
Habilidades necessárias nos líderes
Embora ainda relevantes, as competências tradicionais já não são mais suficientes. Assim como cobramos novas técnicas e posturas dos colaboradores, é preciso que os líderes também caminhem alinhados com as atuais e futuras exigências do mercado.
Hoje, o despreparo de líderes é apontado como um dos principais problemas enfrentados no mundo corporativo, pois prejudica os processos, as equipes e, claro, o bolso e a imagem das empresas.
Pesquisa da AL+ People & PerformanceSolutions divulgada recentemente no Valor Econômico constatou que a falta de comunicação e de transparência é a principal falha que precisa ser aprimorada pelos líderes atualmente.
Em segundo lugar na lista de problemas está a ausência da prática de feedbacks, seguida pela necessidade do melhor alinhamento dos objetivos e o engajamento das equipes. Para chegar a essas conclusões, o levantamento escutou quase 100 executivos de RH.
Aprimoramento necessário
As informações do estudo apresentam um valioso norte para o desenvolvimento profissional dos líderes. O primeiro passo é entender que as habilidades não são um “dom divino”, elas podem ser aprendidas e aprimoradas.
Muitas vezes, profissionais experientes são alçados a este posto, mas não recebem o treinamento para ocuparem essa nova posição. Dessa forma, continuam lidando com o trabalho da mesma forma que atuavam na parte operacional.
Certamente, um bom líder precisa engajar os colaboradores, conseguindo que todos contribuam com seus conhecimentos para o bom andamento dos processos. Esta tarefa exige do líder habilidades como boa comunicação, capacidade de resolver conflitos e de engajar o grupo, entre outras.
Isso envolve também saber delegar tarefas e, claro, escutar os colaboradores. Muitas vezes, boas ideias e soluções surgem de situações assim. Dessa forma, os líderes necessitam ter a capacidade de apurar essas informações e, consequentemente, colocá-las em prática.
Esse processo de construção da boa relação dos líderes com as equipes, claro, exige transparência nas ações, demonstrando a todos as vantagens coletivas e individuais no aprimoramento dos processos.
Para os atuais líderes e para aqueles que almejam assumir este posto algum dia, a dica é ter proatividade. Após uma análise honesta das deficiências identificadas, o caminho é buscar a qualificação necessária para o aprimoramento constante.
Por sua vez, as empresas também devem manter programas de aprimoramento tanto para os líderes quanto para os demais colaboradores. Certamente, este cuidado permitirá a construção de um ambiente corporativo mais igualitário, sustentável e produtivo.
Nesse cenário, o departamento de RH das empresas desempenha um papel importante, encontrando nas consultorias especializadas um parceiro valioso para o desenvolvimento das equipes.
Para mais dicas, entre em contato conosco.