Dicas para ajudar profissionais de RH na manutenção da carreira

Profissional de RH das dicas sobre manutenção de Carreira.
Fonte: Canva.com.br

O caminho para os profissionais de RH está na adoção de uma postura proativa e estratégica para o aprimoramento

Uma característica marcante na vida dos profissionais de RH é a dedicação ao desenvolvimento dos demais profissionais. Afinal, estes gestores têm em sua essência a responsabilidade de promoverem a gestão de pessoas em uma companhia.

Um dos grandes dilemas, porém, está no cuidado com a manutenção da própria carreira. Em resumo: como você está gerenciando a sua evolução profissional?

Como já diz o ditado, “casa de ferreiro, espeto de pau”. Infelizmente, essa é uma situação comum entre os profissionais de RH. Mas calma! A situação vai mudar a partir de agora. Afinal, experiência e conhecimento não faltam, não é mesmo?

Dicas para os profissionais de RH

O caminho para os profissionais de RH “turbinarem” a própria carreira está em adotar uma abordagem proativa e, claro, estratégica. E o que isso significa?

Responsável pela Acelera RH e especialista no assunto, Bruno Coutinho explica que o primeiro passo é promover um diagnóstico completo sobre a carreira.

“A ideia é identificar pontos positivos, mas também aqueles que precisam ser aprimorados. Busque por características e habilidades que realmente posam fazer a diferença no seu desenvolvimento, pessoal alinhado com os seus objetivos profissionais”.

Após esse “raio-x” da carreira, fica muito mais fácil para estes profissionais de RH identificarem qual caminho seguir para o aprimoramento.

Independentemente dos pontos que precisam ser aprimorados, Bruno Coutinho explica que a profissão exige um desenvolvimento constante. Por isso, o conhecimento através de treinamentos e cursos fazem parte da jornada de manutenção da carreira.

“Pode ser uma pós-graduação, por exemplo, ou um curso para aprimorar uma soft skill. Em alguns casos, a busca por uma certificação pode agregar ainda mais valor ao currículo. O importante é alinhar os conhecimentos técnicos e comportamentais com os objetivos de carreira”.

Mentoria

Atualmente as soft skills estão entre as habilidades em destaque no mercado. Os profissionais de RH, não podem deixar de lado o aprimoramento constante das habilidades técnicas, sobre análise de dados, legislação, entre outros relacionados com a função.

Isso também envolve a busca por informações atualizadas sobre tendências do mercado, com o objetivo de estar sempre um passo a frente. “Assim como em outras áreas, a tecnologia se faz presente no dia a dia dos profissionais de RH. Portanto, olhar atento para as inovações”.

Aliás, essa jornada de aprimoramento não precisa ser solitária.

Os profissionais da área também podem contar com o suporte para a busca do desenvolvimento de determinadas competências, facilitando a conquista dos objetivos.

Em alguns casos, a dica é buscar a ajuda de um profissional mais experiente, que consiga transmitir conhecimento e, claro, orientar da melhor forma possível, ampliando assim o repertório de informações e habilidades.

Marca pessoal

Acostumados com a análise de diferentes perfis, os profissionais de RH também precisam construir a própria marca, desenvolvendo uma presença online marcante.

Atualmente, as redes sociais facilitam esse processo. No LinkedIn, por exemplo, é possível tanto ampliar o networking quanto divulgar insights, compartilhando informações valiosas.

“A construção da marca pessoal também passa pela participação de eventos e palestras da área, posicionando-se como especialista”, finaliza Bruno Coutinho.

O desenvolvimento da carreira exige o aprimoramento constante do conhecimento, assim como ocorre com profissionais de outras áreas.

Entretanto, o diferencial está em promover a combinação de outros elementos para a manutenção da carreira, como a ampliação da rede de contatos e a construção de uma marca pessoal forte e reconhecida no setor. Esse processo, claro, exige estratégia, proatividade e, em determinados casos, o auxílio de um mentor ou coaching. Gostou das dicas? Gostou das dicas? Para mais informações, clique aqui e entre em contato conosco.