Como fazer um processo seletivo estratégico e ágil?

Processo seletivo estratégico - Acelera RH apresenta dicas valiosas para a realização de um processo seletivo eficaz para uma empresa.
Fonte: www.shutterstock.com

Especialista apresenta dicas valiosas para a realização de um processo seletivo eficaz para uma empresa.

A realização de um processo seletivo eficiente e ágil faz toda a diferença para as conquistas das metas traçadas e, claro, para os resultados de uma empresa. Aliás, esse tema tem grande ligação com o início do ano.

Afinal, é quando as companhias começam a colocar em prática o planejamento estratégico estabelecido para o período. Muitas vezes, isso significa contratar profissionais para a realização de determinadas tarefas. E, claro, sem falar das substituições que ocorrer no decorrer do ano.

Para que tudo ocorra sem comprometer o planejamento, o processo seletivo deve ser conduzido de forma estratégica e ágil. Certamente, o primeiro passo é definir as necessidades da empresa. Mas e na sequência, o que fazer?

Conseguir com eficiência essa missão se transforma em um diferencial para as companhias que desejam resultados cada vez mais expressivos. Dessa forma, é necessário aprender mais sobre o assunto.

Nessa missão, contamos com a ajuda de Bruno Coutinho, sócio da Acelera RH. Confira abaixo a entrevista com o especialista.

Como identificar que o processo seletivo ocorreu de forma eficiente?

Bruno Coutinho: Gosto muito da frase relacionada a gestão de pessoas: “demita rápido e contrate devagar”. O processo de atração e contração deve ser feito com muito cuidado, pois o desejo é sempre trazer um profissional que ficará por um longo período na organização, que será responsável por cuidar dos clientes, desenvolver novos produtos e formar os talentos internos. Desta forma, ser assertivo é mais importante do que ser rápido.

Considero que um processo eficiente é aquele que ajudou o gestor da área a tomar a decisão. Para tanto, é importante ter entre três até cinco bons candidatos finalistas, gerando dúvidas no tomador de decisão quanto ao melhor.

Neste momento, o gestor poderá entender a atual fase da organização e da área, identificando qual dos finalistas tem o conhecimento, experiência e fit cultural para a organização.

Mesmo respeitando todas as etapas de um processo seletivo eficaz, é possível ser ágil?

Bruno Coutinho: Acredito que um dos caminhos para trazer agilidade para o processo seletivo é ter claro quanto ao perfil ideal para a posição. Isso ajudará na busca.

Planeje cada etapa do processo seletivo, identifique quem serão os entrevistadores, o que cada entrevistador analisará. Aliás, tão importante quanto, entenda como está o mercado de trabalho, remuneração versus experiência.

De qualquer maneira, vale reforçar que não é a velocidade que faz a diferença, mas a qualidade na contratação.

Na Acelera RH trabalhamos com o propósito de ajudar que o negócio dos nossos clientes prospere por meio de pessoas. Desta forma, temos que trazer candidatos que vão impactar positivamente o negócio dos nossos clientes.

Como manter uma estratégia eficiente para promover as contratações no decorrer do ano?

Bruno Coutinho: É importante entender que existe uma jornada no processo seletivo. Recomendamos a nossos clientes “fatiar” esta jornada, pensando em um funil, desenvolvendo ações para melhorar cada uma das etapas.

Quais são os canais e os bancos de talentos que a vaga será divulgada? A empresa tem um alto volume de contratação? Quais as ações que ela está fazendo para promover a marca empregadora?

Existe tecnologia para fazer a gestão da entrada e manter a comunicação com os candidatos, medir indicadores, fazer a gestão do processo seletivo? As pessoas que estão conduzindo as entrevistas possuem os conhecimentos necessários para a entrevista? Por último, o gestor foi treinado e sabe conduzir uma entrevista?

Temos sempre que lembrar que a jornada de contratação é uma via de mão dupla. Em um lado está a empresa que precisa de um profissional para mudar o seu negócio. Do outro, existe um candidato que tem sentimentos, necessidades e sonhos.

Resumindo: para trazer eficiência para o processo seletivo é importante ter know-how, tecnologia, curiosidade e experiência nesta complexa jornada.

Quais os principais desafios para os departamentos de RH nesse quesito?

Bruno Coutinho: Acredito que o RH precisa olhar para a área de atração e seleção de forma estratégica. Para isso, em um primeiro momento é importante ter as respostas para as seguintes questões:

Onde estão as dores? Seria na parte de atração de candidatos? Será que o volume de candidatos é alto na etapa de candidatura? Os bancos de talentos estão agregando valor? Certamente, a primeira etapa é ter um pool grande de candidatos.

Consequentemente, surge outra questão que precisa de uma resposta bem clara: os responsáveis são capacitados para a gestão do processo seletivo?

Em uma empresa existem diferentes níveis de complexidade e avaliação técnica, seja comercial versus áreas administrativas, perfil operacional versus tático versus sênior. Para tanto é importantíssimo que a pessoa conduzindo o processo seletivo seja capacitada conforme a necessidade.

Como o suporte de uma empresa especializada como a Acelera RH pode se transformar até mesmo em um diferencial competitivo?

Bruno Coutinho: A Acelera RH tem uma visão de parceria. Estamos aqui para entender e ajudar os nossos clientes. Somos especialistas em processo seletivo. Dessa forma, podemos ajudar de diferentes formas.

Temos a visão do mercado de trabalho. Então, se o nosso cliente possui dúvidas sobre remunerações e benefícios praticados, podemos captar e consolidar informações dos concorrentes e expectativa de profissionais, ajudando no perfil da vaga, por exemplo.

Nossa empresa conta com um amplo banco de talentos, diversas plataformas de banco de candidatos e conhecimento para identificar e selecionar os candidatos mais alinhados com a necessidade dos nossos clientes.

Além disso, temos know-how para realizar processos seletivos para vagas das áreas administrativas, tecnologia e comercial consultivo. Então, se nossos clientes não possuem conhecimento ou estão com dificuldades de contratação para estas áreas, podemos ajudá-los

Sabemos que o volume de contratação pode mudar conforme a estratégia e o momento das organizações. Portanto, podemos ser uma solução assertiva em situações com alto volume de contratações.

Gostou do conteúdo?

Entre em contato conosco e confira outras informações relevantes sobre o mercado de trabalho e saiba como implementar um processo seletivo eficiente para a contratação de talentos em diversas áreas.

Entre em contato