Como as companhias devem se adaptar para atender a geração Z?
Profissionais da geração Z apresentam características e princípios distintos que exigem mudanças nas companhias
Nascidos em um mundo com a presença marcante da tecnologia, as pessoas que formam a geração Z já se fazem muito presentes no mercado de trabalho. Com características distintas, esses profissionais trazem para o mundo corporativo um conjunto de habilidades e, também, um novo desafio.
Atualmente, as empresas precisam se adaptar para atender e reter os talentos da geração Z, que possuem valores diferentes dos mais antigos. Ao mesmo tempo, é preciso enfrentar o desafio de adaptação entre os colaboradores de diferentes gerações.
Nesse tabuleiro com diferentes peças se movimentando, combinar com os diferentes fatores com maestria pode ser considerada uma “jogada de mestre”, com resultados realmente expressivos.
Entretanto, a tarefa certamente não é fácil, exigindo estratégia e, claro, conhecimento.
Mas qual caminho seguir? Claro que não existe uma “receita de bolo”. Afinal, cada empresa possui uma realidade. Por isso, o ponto de partida para os profissionais de recursos humanos (RH) é o conhecimento.
Compreendendo a geração Z
Formada por pessoas que nasceram entre 1995 até o final dos anos 2000, a geração Z sofreu ao longo de seu desenvolvimento uma forte influência da evolução tecnológica e, consequentemente, da mudança na forma de interagir e aprender.
Acostumados com a grande velocidade de transformação, esses talentos têm entre suas características a capacidade de se adaptar com facilidade às diferentes situações, assim como valorizam a diversidade e a inclusão.
Por outro lado, não se prendem a títulos ou cargos. Eles preferem perseguir um propósito que consiga impactar a carreira, buscando ainda equilibrar de forma harmoniosa a vida profissional com a pessoal.
Dessa forma, costumam “abandonar o barco” de companhias que não possuem os mesmos princípios, seguindo atrás de novas oportunidades.
Adaptação das empresas
Por conta dessa mudança de comportamento, os gestores buscam caminhos para se adaptar à nova realidade. Entre as ações para atrair e reter os talentos da geração Z estão a reformulação do ambiente profissional e a criação de novas polícias de trabalho.
Certamente, a flexibilidade se transformou em um dos pilares, com a produtividade assumindo o protagonismo. Hoje, muitas companhias oferecem opções de trabalho híbrido ou home office.
Nesse cenário, tornou-se necessário também o investimento em novas tecnologias para auxiliar a colaboração e a comunicação entre os profissionais, independentemente da localização.
Também na pauta das mudanças necessárias para atender a geração Z, a criação de uma estratégia ESG, assumindo compromissos com a sustentabilidade, a inclusão e a diversidade.
Integração de diferentes gerações
É importante destacar que essa mudança não significa “jogar tudo fora e começar do zero”. A construção de um novo ambiente de trabalho é um processo contínuo e evolutivo, com o aprimoramento permanente.
Com esse pensamento fica mais fácil conseguir promover a adaptação entre os profissionais de diferentes gerações, conseguindo assim aproveitar as caraterísticas e habilidades de cada um de forma harmônica e conjunta.
Nesse processo, os gestores certamente desempenham um papel fundamental para a criação de um ambiente respeitoso e produtivo.
Conseguir reconhecer as qualidades de cada geração facilita criar oportunidades e trabalhar situações em que os funcionários compartilhem conhecimentos e habilidades.
Outro aspecto importante para essa integração de gerações é a comunicação. Por isso, aposte em treinamentos e invista na diversidade de canais que facilitem essa troca de informações de forma organizada e eficaz.
Processo seletivo
Em meio a esse mar de transformações, os departamentos de RH enfrentam ainda o desafio de identificar os candidatos com as habilidades desejadas, assim como a necessidade de atuar para reter os talentos.
Para atrair a geração Z, não basta salários e benefícios. Portanto, o processo seletivo deve também promover os valores da empresa em relação à tecnologia, apresentando diferenciais como a flexibilidade e a política de inclusão.
Além dos tradicionais bancos de candidatos, as mídias sociais possuem a capacidade de aumentar o alcance da busca, facilitando ainda segmentar com mais exatidão a procura.
Para atrair a geração Z, vale ainda destacar oportunidades de desenvolvimento profissional, assim como apresentar os benefícios que facilitam promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
No processo seletivo, entrevistas comportamentais e avaliações de habilidades podem oferecer dados relevante para identificar se o candidato realmente se encaixa com o perfil desejado.
Balanço final
Certamente, a geração Z significa o presente e o futuro próximo do mercado de trabalho. Dessa forma, as empresas precisam adotar uma postura proativa, buscando caminhos para construir um ambiente apropriado para esses talentos.
Isso, claro, não significa desprezar o que já foi feito. Muito menos deixar em investir em talentos das gerações passadas. O caminho é buscar o equilíbrio, encontrando uma forma de combinar as habilidades, criando benefícios para todos. Consequentemente isso trará melhores resultados.
No site da Acelera RH é possível encontrar mais informações sobre este e outros temas relacionados com o mercado de trabalho e as estratégias para a seleção eficaz dos profissionais necessários. Acesse www.acelerarh.com.br.