Acelerando entregas para projetos de TI: As Metodologias Ágeis e seus benefícios
Com certeza você já ouviu falar de Scrum ou Kanban, mas você sabia que essas são metodologias ágeis
As metodologias ágeis são amplamente utilizadas por empresas de tecnologia, com o intuito de transformar os processos de planejamento e entrega de soluções de forma mais prática e assertiva. A gestão de projetos é um tema sensível para muitas empresas da área de TI.
Não é um assunto recente, já que existem registros sobre o assunto: em 1995, no nascimento do SCRUM por Jeff Sutherland, e posteriormente, em 2001, quando o Manifesto Agile foi publicado. Até hoje, este manifesto é o grande norteador das metodologias ágeis existentes no mercado.
Pode assustar, mas o Manifesto Agile completou 20 anos de existência em 2021, transformando definitivamente a indústria de desenvolvimento de softwares. Difícil imaginar uma empresa de tecnologia que não tenha uma esteira de produção baseada em princípios das metodologias ágeis.
Nasceu como uma opção em relação aos modelos tradicionais de gestão de projetos. Anteriormente, o processo era pensado em modelo cascata, de maneira vertical, sendo planejamento do projeto feito anteriormente a execução e o desenvolvimento é sequencial, ou seja, um fluxo constante e baseado em entregas anteriores para o início das ações seguintes. Os adeptos das metodologias ágeis relatam diversos benefícios na utilização destes métodos de projetos, dentre eles:
- Fracionamento e entregas incrementais;
- Flexibilidade no projeto;
- Feedback constante com o cliente;
- Diminuição dos atrasos;
- Times auto-organizados e multidisciplinares.
Segundo o site Exame*1, um dos principais benefícios em implementar metodologias ágeis é a possibilidade de as empresas se adaptarem em momentos de incertezas. Sabe-se que as necessidades de clientes e dores a serem resolvidas podem mudar ao longo da evolução do projeto. Desta forma, “fatiando” as entregas e permitindo que usuário final/ cliente veja como o produto está sendo construído, permite que pequenos ajustes e melhorias sejam realizadas durante o processo de desenvolvimento.
Outro benefício da utilização de metodologias ágeis é permitir que os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do projeto entendam as necessidades do usuário e do negócio, melhorando as interações entre os steakholders e discussão de soluções mais aderentes ou de melhor custo-benefício. Por fim, a troca de profissionais durante a jornada do projeto é sempre recorrente. Ao planejar o projeto em pequenas entregas ou pequenos ciclos, pode-se ter uma gestão mais fácil de “mão de obra”, substituindo-os sem grandes impactos para a conclusão do projeto.
Para pessoas que almejam entrar no mercado de trabalho na área de TI, ou para os que já estão inseridos, esse é um tema de extrema relevância. Atualmente ter conhecimento e experiência em metodologias ágeis tem se consolidado como requisito inegociável, até mesmo para profissionais de outras áreas.
As metodologias ágeis são caracterizadas como ferramentas, portanto, é fundamental compreender que cada uma têm objetivos e estruturas diferentes. Dessa forma, cada empresa deve compreender qual se encaixa melhor em sua realidade, seu produto ou Cultura Organizacional. Somente assim o método escolhido, se implementado de maneira adequada, poderá otimizar a rotina de produção.
Existem algumas características comuns aos métodos que fazem parte da metodologia ágil. Dentre estas características destacam-se a operacionalização do projeto em ciclos curtos e a realização entregas incrementais ao cliente.
Em meio a pandemia da COVID-19, muitas empresas de TI e de outros segmentos foram confrontadas com a necessidade de estruturar times a partir de metodologias ágeis por conta do home office, utilizando novas ferramentas em sua totalidade ou adaptando a sua realidade de trabalho ao novo método de projeto.
Algumas melhores práticas das metodologias ágeis foram se tornado comuns em empresas de outros segmentos, como as “dailys” – reuniões diárias para alinhamento que não devem durar mais de 15 minutos. Ou a utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos criadas a partir da teoria do Kanban.
Para acelerar a sua carreira na área da tecnologia é imprescindível conhecer sobre o tema. A seguir apresentamos as principais metodologias ágeis:
SCRUM – ferramenta de trabalho mais popular entre as empresas de tecnologia e a mais utilizada por outros setores. No Scrum, os projetos são divididos em etapas iterativas (cíclicas) chamadas de Sprints. Cada sprint dura entre 2 a 4 semanas e engloba uma série de tarefas a serem realizadas. Assim que uma sprint é finalizada, inicia-se outra, até que o projeto esteja completo.
Kanban – Metodologia visual e simples baseada em quadros de trabalho e cartões. Uma equipe pode trabalhar com vários quadros, dependendo dos tipos de funções que desempenham na empresa. Os quadros são separados por colunas, como “pendentes”, “em andamento” e “concluídas”, e são customizáveis de acordo com o modo de trabalho da equipe. Cada cartão é uma tarefa a ser executada, e podem incluir a descrição, prazo de entrega e membros responsáveis por sua execução, entre outras informações.
Extreme Programming (XP) – Extreme Programming é uma metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Assim com o Scrum e outras metodologias ágeis, o XP também trabalha com pequenas entregas (interações) do projeto, que vão sendo reportadas e disponibilizadas ao cliente, de acordo com as finalizações.
Lean – A metodologia Lean incentiva a otimização do processo produtivo de um projeto, ou seja, usar e fazer apenas o necessário. Por isso, também é chamada de metodologia enxuta.
Talvez, não seja possível ter atuado em todos ou grande parte das metodologias ágeis acima descritas. Porém, é de suma importância que profissionais da área da tecnologia e interessados saibam distinguir a diferença entre elas. Entender estes conceitos e aplicá-los em rotinas de trabalho e até mesmo projetos de pequeno porte, pode ajudar profissionais a terem entregas velozes, mais assertivas e de maior qualidade.
Então, se você ainda não conhece a fundo as metodologias ágeis ou nunca as utilizou, nunca é tarde para pesquisar a fundo e conversar com profissionais especialistas no assunto.
Escrito por Jessica Santos – Team Leader da Acelera RH
Fonte: https://exame.com/carreira/grande-flexibilidade-dos-metodos-ageis-aumenta-satisfacao-dos-clientes/