4 dias de trabalho: entenda como funciona
A semana de 4 dias de trabalho se trata de uma redução da jornada semanal de trabalho. Popular em países como Islândia, Nova Zelândia, Japão e Espanha, o modelo busca aumentar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários no momento de trabalho, trazendo impactos positivos para os negócios. A ideia permite que cada colaborador se organize nos 4 dias de trabalho para entregar suas tarefas, incentivando a objetividade e rapidez nas reuniões e em outras tarefas que muitas vezes se estendem mais do que o necessário.
Mas será que é possível o Brasil ter uma semana de quatro dias de trabalho? Por lei, no país, a jornada de trabalho deve possuir 8 horas diárias e 44 horas semanais, incluindo o descanso semanal remunerado. No entanto, é possível através de acordo coletivo com sindicatos ou entre o funcionário e a organização, a redução dessa carga horária, tornando possível os 4 dias de trabalho na semana.
No Brasil são poucas as organizações que já implantaram o novo modelo. A empresa de produtos pet Zee.Dog é uma delas. Sua semana de trabalho reduzida foi chamada de #NoWorkWednesday, em que os funcionários tiram as quartas-feiras de folga. Algumas empresas internacionais adeptas a novidade são: Unilever, Perpetual Guardian e Microsoft .
Com a redução da carga horária, o nível de estresse diminui e a saúde mental das pessoas é impactada de forma positiva. Por consequência, a produtividade dos funcionários aumenta. Nesse modelo de trabalho, a remuneração da equipe não sofre alteração com a redução da carga horária, uma vez que a intenção é promover qualidade de vida ao colaborador.
Qual sua opinião sobre o novo modelo?