Trabalho especializado facilita a seleção de talentos de tecnologia

Processo seletivo eficiente - Dicas Acelera RH
Fonte: www.shutterstock.com

Em constante evolução, o setor de tecnologia exige a cada dia novas habilidades e competências. Consequentemente, encontrar profissionais qualificados apresenta um grau elevado de complexidade, semelhante a localizar uma agulha em um palheiro.

Dessa forma, torna-se necessário possuir uma estratégia eficiente para identificar e contratar a pessoa certa para a realização de uma tarefa específica. E como fazer isso? Com a ajuda da tecnologia.

Claro que a inovação não trabalha sozinha. Ela apenas atua como um facilitador para o recrutador. Como parte de uma estratégia apropriada e meticulosa, profissionais qualificados conseguem fazer um processo seletivo muito mais eficaz e ágil, suprindo com uma grande assertividade a vaga disponível. Quer entender melhor como tudo isso ocorre?

Detalhes da contratação de profissional de tecnologia

Para entender a complexidade de contratar um profissional de tecnologia, torna-se necessário conhecer algumas particularidades sobre o setor.

Em muitas áreas existe uma grande quantidade de profissionais capacitados para a disputa de poucas vagas. Isso facilita o recrutador encontrar a pessoa certa para uma tarefa específica, alinhando o perfil do profissional com as características e objetivos da empresa.

Mas não é isso o que ocorre na área de tecnologia. Ainda hoje o mercado sofre com a escassez de profissionais realmente qualificados para desempenhar determinadas funções. Dessa forma, o processo se torna muito mais complexo, exigindo uma dedicação diferenciada do recrutador para conseguir encontrar o candidato certo para uma vaga específica.

“A principal dificuldade é que o Brasil tem uma baixa oferta de profissionais com conhecimento técnico e experiência comprovada. Com o aumento da demanda pelas empresas e startups, naturalmente temos um impacto de aumento na remuneração e competição por estes profissionais”, explica Bruno Coutinho, sócio da Acelera RH.

Particularidades do profissional de tecnologia

Por conta da quantidade limitada de profissionais disponíveis no mercado, existem algumas particularidades na jornada do processo seletivo, na comparação com profissionais da área administrativa, por exemplo.

“Por esta razão, na Acelera RH, trabalhamos com duas verticais de atendimento. Mantemos uma equipe para contratação somente de profissionais de tecnologia e uma segunda equipe focada em vagas administrativas e comercial consultivo”, destaca Coutinho.

Mas como superar essa barreira? Quais os caminhos adotar para conseguir fazer a seleção de um profissional realmente apropriado para a vaga na área de tecnologia disponível na empresa?

Claro que cada empresa possui sua estratégia traçada. Na Acelera RH, por exemplo, a equipe especializada tem à disposição diferentes bancos de talentos, assim como explora diversos canais de divulgação da vaga.

Outro diferencial é o conhecimento técnico específico para fazer perguntas sobre a rotina de trabalho, além da necessidade de validação do conhecimento e senioridade do candidato.

“Existe também um cuidado diferente com os profissionais de TI, devido ao alto volume de abordagens. Por isso, algumas etapas que são tradicionalmente realizadas pelo candidato, nas vagas de TI, são realizadas pelo consultor. Exemplo: cadastro do perfil do candidato no ATS, redução de testes de validação de conhecimento e promoção dos pontos positivos do projeto e desenvolvimento profissional”.

Ajuda da tecnologia no processo

Com o mundo cada vez mais digital, a inovação funciona como um suporte extra para o recrutador, ajudando a explorar os bancos de talentos e facilitando o acesso aos diferentes canais de divulgação.

Outro ponto importante é a utilização de ferramentas de ATS. “Neste último caso, o foco é na gestão dos candidatos abordados e entrevistados”, destaca Coutinho.

Até mesmo com a automação de determinadas tarefas, a tecnologia facilita a construção de um banco de talentos interno, contribuindo para a organização e identificação dos candidatos.

“Para este perfil de profissional, porém, é importante ressaltar que o trabalho humano é fundamental, deste a insistência em conectar com alto volume de candidatos, percepção humana para entender a motivação dos candidatos e conectá-los com os desafios da nova vaga, projeto e cultura interna da empresa”, afirma o sócio da Acelera RH.

Importância do suporte especializado

Como já foi possível identificar, o diferencial na contratação eficaz de profissionais na área de tecnologia está na atuação especializada e estratégica do recrutador, que, por sua, vez, utilizada da inovação como mais uma ferramenta para a busca do talento desejado.

No caso de processos seletivos para uma vaga na área de tecnologia, portanto, é adequado contar com o suporte de uma consultoria parceira ou ter uma área interna focada neste perfil de contratação.

“Importante lembrar que estas vagas exigem muita dedicação do tech recruiter, sendo necessário ter um volume altíssimo de abordagens, na primeira etapa do funil de contratação, e pessoas com expertise em R&S para acessar se realmente o candidato tem razão para mudar ou está apenas buscando ferramentas para ter o salário aumentado na empresa atual”, finaliza Coutinho.

Atuando como um “sniper”, o recrutador precisa ser meticuloso e certeiro para identificar os candidatos que realmente possuem tanto disponibilidade quanto as qualidades certas para as vagas na área de tecnologia. Consequentemente, a experiência faz toda a diferença para o desenvolvimento deste processo seletivo diferenciado.

Gostou das informações?

Então entre em contato conosco, vamos te ajudar a encontrar os melhores talentos!