Como se comportar no carnaval da firma
Nas empresas, a confraternização de Carnaval é uma forma de integrar os funcionários e melhorar o clima organizacional, mas é importante se atentar a certas atitudes que seriam normais em uma festa comum, porém não combinam com o ambiente de trabalho e devem ser evitadas para a manutenção do bom relacionamento com chefes e colegas de trabalho.
Evitar falar sobre assuntos polêmicos que possam causar discussões acaloradas e pouco produtivas, consumir bebidas alcoólicas de forma consciente e moderada, e não compartilhar nas mídias sociais registros de situações potencialmente constrangedoras, são algumas atitudes que vão garantir que a folia de carnaval na empresa seja realmente divertida, sem estragar nada do que já foi construído.
Falar de carnaval é falar de fantasia e uma prática muito comum nas organizações é brincadeira de carnaval das fantasias em grupo. Por muito tempo vista como uma diversão ingênua – e ainda pode ser, se for feita da maneira correta -, conforme avançamos nos debates sociais sobre apropriação cultural e intolerância religiosa, deve ser revista para garantir que nenhum tipo de preconceito esteja sendo reproduzido, influenciando negativamente a reputação da empresa. Fantasias com ofensa a etnia, fantasias com ofensa a cultura e fantasias com ofensa a religião são estritamente proibidas, assim como fantasias sensuais, fantasias com apologia às drogas e fantasias com situação de dependência química, que não são apropriadas para o ambiente corporativo.
Então temos o grande ponto positivo do carnaval na empresa: a possibilidade de ampliar a rede de relacionamentos, uma vez que a empresa está toda reunida e disponível para conversar sem atrasar ou interromper o trabalho de ninguém. Interaja com pessoas de fora do seu círculo de amizades para expandir sua rede de relacionamentos, essa atitude pode trazer oportunidades no futuro e é também uma oportunidade de fazer novas amizades!