Como conduzir um processo seletivo de maneira humanizada?

Como conduzir um processo seletivo de maneira humanizada?
Fonte: Canva.com.br

Uma tendência que tem ganhado destaque no setor de Recrutamento e Seleção é o processo seletivo humanizado. Sabemos que a etapa de seleção sempre gera muito nervosismo e ansiedade, por isso, com essa prática, o objetivo é proporcionar experiências positivas ao candidato ao longo de toda a sua jornada do processo seletivo até a possível contratação em uma empresa.

Segundo uma pesquisa realizada pelo InfoJobs, 63% dos profissionais de RH já começaram a conduzir processos seletivos com um olhar mais humano. Então, se a sua empresa ainda não faz parte dessa porcentagem, chegou a hora de mudar e ver como os resultados podem ser promissores! 

Dê uma olhada em algumas dicas e recomendações que separamos para te ajudar a humanizar seu processo seletivo:

Seja empático

Todas as etapas do processo seletivo, desde o primeiro contato, da entrevista até a contratação, precisam ser leves e dinâmicas. Quando você se comporta de maneira amigável e empática com o candidato, ele se sente mais confortável para mostrar o seu potencial e habilidades que o tornam o profissional perfeito para ocupar aquela vaga. 

Isso reforça o quanto a empresa se preocupa com o bem-estar de cada indivíduo e compreende o quanto aquele momento é importante para o seu futuro profissional. 

Forneça feedbacks aos candidatos

Não há nada pior do que não receber um retorno após um processo seletivo. O feedback faz parte da gestão humanizada e deve ser fornecido para garantir uma experiência mais agradável ao candidato. Então, sempre envie  um retorno claro e simplificado, indicando se ele passou ou não na etapa. Uma dica é fazer com que esse feedback seja construtivo e aponte pontos de melhorias que possam ajudá-los em seleções futuras.

Crie um clima descontraído

Tenha em mente que, embora perguntas sejam necessárias, o diálogo com o candidato não deve parecer um interrogatório, e sim uma conversa amistosa entre dois profissionais.

Por isso, procure criar um ambiente em que o candidato se sinta acolhido e confiante. Se ele for bem recepcionado no processo seletivo, entrará na organização mais feliz e engajado. E caso não passe, pode se sentir motivado em outras oportunidades ou ainda recomendar a empresa para seus colegas.

Detalhe o processo seletivo

Ser transparente e claro com o candidato é fundamental em um processo seletivo. Para isso, busque fornecer todas as informações necessárias sobre a vaga e também durante todas as fases do processo. Isso evita que mal entendidos aconteçam no meio do caminho e faz com que o profissional não perca a motivação para avançar os próximos passos.

Viu como são inúmeros os benefícios de começar a adotar essa postura? Humanizar esse contato com o candidato tornará o seu processo mais inclusivo, reduzirá as taxas de turnover e ainda fortalecerá a marca empregadora.  

Candidatos que têm experiências negativas, possuem mais chances de deixar de participar de outros processos seletivos, desencorajam a participação de outras pessoas e até mesmo podem deixar de utilizar os produtos e serviços daquela organização, e ela certamente tem muito a perder com isso!

Em nosso Blog, você pode acessar mais conteúdos que podem te ajudar a organizar um processo seletivo eficiente, criando relações satisfatórias entre profissionais e empresas.